O compliance trabalhista tem como objetivo planejar um programa para apontar condutas e políticas que visam mitigar riscos e prejuízos e evitar a responsabilização por condutas ilegais, por meio da adequação e respeito às leis, acordos e convenções coletivas de trabalho.
É através da implementação de uma política de compliance que a empresa mantém todos os aspectos da relação trabalhista dentro da estrita legalidade, desde o recrutamento e seleção de funcionários, até o momento da rescisão contratual.
Os benefícios da implementação de um programa de compliance trabalhista são incontáveis, mas podemos citar os principais:
- Redução de custos: diminuição de custos com multas, processos judiciais e indenizações;
- Melhoria da imagem da empresa: reputação positiva no mercado;
- Aumento da produtividade: colaboradores mais motivados e produtivos;
- Prevenção de riscos: segurança jurídica para a empresa e seus colaboradores;
- Promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e ético: ambiente de trabalho mais saudável e positivo.
Você ainda evita multas e sanções que podem chegar a R$ 500.000,00 por infração, processos judiciais trabalhistas longos e custosos, danos à imagem da empresa e à sua reputação no mercado. Sem falar na insegurança jurídica para a empresa e seus colaboradores.
Por outro lado, um programa de compliance bem aplicado garante segurança jurídica, oferecendo tranquilidade para a empresa e seus colaboradores, melhores práticas de gestão, em um ambiente de trabalho mais seguro e ético, aumento da produtividade e competitividade e uma capacidade maior da empresa para atrair e reter talentos, com os colaboradores estando mais engajados e satisfeitos.
Como implementar um programa de Compliance Trabalhista?
Estas são as etapas fundamentais do nosso programa. A correta aplicação de todas elas mantém a empresa segura em relação a todos os aspectos da relação trabalhista.
- Diagnóstico: avaliar a situação atual da empresa em relação à legislação trabalhista e seu grau de conformidade;
- Criação de políticas e procedimentos: implementar políticas e procedimentos operacionais para garantir a conformidade;
- Treinamentos: capacitar colaboradores e gestores sobre as normas e regras;
- Monitoramento e Auditoria: monitorar e auditar o programa regularmente;
- Atualização: manter o programa atualizado com as mudanças na legislação.